segunda-feira, 23 de agosto de 2010





Seiton




O sentido literal de seiton é “combinação de arranjo de partes, elementos, peças etc. segundo algum princípio ou método racional”. Para os 5S significa: determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material ou equipamento necessário. Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza: é preciso organizar, ordenar o que ficou.

Verificações

Para iniciar a implantação deste S deve-se escolher o lugar certo de cada item, utilizando uma classificação muito simples, que está explicitada a seguir.

Quando um material é usado constantemente, deve ser mantido no local de trabalho ou próximo. Quando sua utilização é ocasional, é mantido um pouco afastado do local de trabalho. Se seu uso é raro, deve ser depositado em lugares afastados do local de trabalho. E finalmente, se um objeto não é usado e o primeiro S foi concluído com sucesso, ele já deve ter sido descartado.

Então se torna importante padronizar e tornar conhecido de todos, além da nomenclatura, a forma de ordenar e acessar os materiais e informações. Todos precisam “falar o mesmo idioma” e conhecer aquilo que está sendo falado para que possam entender-se mais facilmente evitando que um objeto tenha vários nomes

Portanto se identifica cada item de uma maneira que facilite sua localização e manuseio. Para isto utiliza-se muito a comunicação visual (uso de etiquetas, rótulos, cores), que quando bem utilizada, torna-se mais fácil e agradável que a comunicação tradicional (por exemplo grandes textos). Esta comunicação deve ser aplicada de forma criativa, clara, sem deixar dúvidas e com o cuidado de evitar a poluição visual, como o excesso de etiquetas.

Benefícios

rapidez e facilidade na busca de documentos ou objetos;

controle sobre o que cada empregado usa;

diminuição de acidentes, em função de tudo estar mais organizado;

facilidade na comunicação entre todos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário