![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl7xt3xRrJ5pPST1c2wu1QzIp3pS2HMkmpxIULvVA0czCuVluV3Egi_662AQlpkEJeonF65-EaaxYt_zFmmmVG79sHEPJrYZ2XMOok-20FWZUkYRIKDr0o5i_uKuI8Uw04iZEBxd4cX6kg/s320/3.gif)
Seiso
O sentido literal de seisou é “retirar sujeiras, utilizando-se de vassoura, deixando sem pó e sujeira”. Para os 5S significa: deixar tudo limpo, com o cuidado de não se estar varrendo só por varrer, espanando só por espanar. A melhor interpretação para senso de limpeza é: não basta varrer tirando pó e sujeira, é importante que cada um, após utilizar determinado instrumento de medição, veículo, máquina ou ferramenta deixe-o nas melhores condições de uso possível. Limpar também é não forçar (um equipamento ou máquina fora de suas especificações), não desperdiçar (não colocar matéria-prima além do necessário), não variar (controlar com rigor os pontos de controle, por exemplo, visando a qualidade do produto).
Verificações:
Primeiramente devem ser identificadas e eliminadas as causas da sujeira. Então é realizado um dia de limpeza geral, o chamado Dia da Grande Limpeza (DGL), com a participação de todos. Neste dia nada pode ser esquecido. Armário, mesas, equipamento, tudo deve ser limpo, não esquecendo do teto, embaixo das máquinas, e outros onde a sujeira se acumula e não percebemos. Certifique-se da existência de cestos de lixo.
Então se verifica a existência de defeitos nos equipamentos. Pois limpeza deve ser entendida como sinônimo de inspeção. O objetivo não é apenas limpar a sujeira, mas também os desperdícios e as relações pessoais. Um ambiente onde há franqueza, transparência e respeito é um ambiente limpo.
As pessoas devem estar conscientes sobre a importância e os benefícios da manutenção da limpeza no ambiente de trabalho. Cada um será responsável pela sua parte, evitando gerar lixo, deixando os utensílios limpos antes de guardá-los, desligando e cobrindo os equipamentos no final do expediente, não jogando nada no chão.
Benefícios
purificação dos postos de trabalho;
satisfação dos empregados em trabalharem em ambientes limpos;
maior controle sobre o estado de equipamentos, veículos, máquinas etc. após o uso, feito pelos próprios empregados;
eliminação de desperdícios, ao se usar materiais e equipamentos da maneira correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário